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Perguntas e respostas frequentes

O que é a Smart Tracking?

É uma plataforma de rastreamento de contatos Covid-19 que foi criada para auxiliar as autoridades de saúde a localizar as pessoas que tiveram contato com pacientes positivos no período antecedente ao aparecimento dos sintomas.

É um aplicativo para smartphone? 

Não. É uma plataforma online que é acessada através de um QR Code, portanto não é necessário baixar aplicativo, deixando livre a memória do seu celular.  

Meu celular não faz leitura de QR Code, o que eu faço?

Você pode baixar algum aplicativo leitor de QR Codes para conseguir fazer o check-in nos estabelecimentos.

 

Preciso me cadastrar? Onde posso fazer o cadastro?

Sim. É necessário que usuários e estabelecimentos se cadastrem na plataforma.

Para estabelecimentos comerciais: Empresa realiza o cadastro através do site https://smarttourbrasil.com.br/smart-tracking-qrcode, imprime o QR Code gerado e o deixa à vista para que o cliente escaneie o código assim que adentrar o local.

Para os usuários: a pessoa faz o pré-cadastro através do site https://smarttourbrasil.com.br/pre-cadastro , e assim que adentrar algum estabelecimento comercial, faz a leitura do QR Code na entrada do local, acionando a câmera do smartphone, confirme seu e-mail e seu estado de saúde, e pronto! O check-in será realizado com sucesso. O mesmo procedimento é feito nos outros estabelecimentos por onde passar. Caso o usuário não tenha feito o cadastro no site anteriormente, assim que a pessoa fizer a primeira leitura de QR Code, o sistema já lhe direciona para o cadastro. Após completá-lo, o check-in no estabelecimento será concluído.

 

Quais são os dados que preciso para me cadastrar na plataforma?

Para estabelecimentos comerciais: Nome da empresa, município, e-mail, telefone e país. Também é possível adicionar a logomarca de sua empresa, personalizando o QR Code de seu estabelecimento.

Para usuários: E-mail, telefone e CPF. Você responderá um questionário rápido sobre o seu estado de saúde atual. Após este passo, você estará pronto para realizar o check-in nos estabelecimentos comerciais e/ou em transportes públicos.

 

Toda vez que eu entrar em um estabelecimento, preciso responder ao questionário?

Não. Você apenas responderá ao questionário novamente, caso seu estado de saúde modifique. Assim que você fizer a leitura do QR Code, você apenas vai confirmar o seu e-mail de contato e pronto, será feito o check-in com sucesso.

 

Sou usuário. Por que preciso inserir meu CPF?

Quando um indivíduo é detectado positivo, autoridades de Saúde realizam o rastreio de locais e pessoas com quem os pacientes testados positivo para Covid-19 tiveram contato até os 15 dias anteriores ao diagnóstico da doença. O CPF é necessário para o cruzamento de dados entre a plataforma e as secretarias de saúde.

 

Meus dados ficam protegidos? 

Sim. A plataforma foi desenvolvida de acordo com a Lei Geral de Uso e Proteção de Dados (LGPD), garantindo aos usuários a preservação de seus dados. 

 

Quem tem acesso aos meus dados?

Ninguém tem acesso aos seus dados, nem as Autoridades de Saúde. Quando realizado os rastreio os dados de estabelecimentos e usuários permanecem em anonimato, o que é exposto são IDs relacionados, onde não é possível associar  ao usuário.

 

É obrigatório o uso da ferramenta?

Para os estabelecimentos comerciais: se em sua cidade existir um decreto municipal/ estadual/ federal, o uso da plataforma é obrigatório, conforme a legislação vigente. Caso não haja decreto expedido pelo governo, a utilização será apenas recomendada como uma medida que auxilia a prevenção da doença e controle da curva de contágio.

Para usuários: o uso da ferramenta é facultativo, ou seja, o usuário pode aderir ou não. Porém, sugerimos sua utilização voluntária para que o controle do vírus seja mais efetivo e a economia possa voltar a se desenvolver com a cautela necessária.

 

Fui diagnosticado(a) positivo para Covid-19. E agora? Meus dados serão expostos?

Assim que diagnosticado(a) positivo, você seguirá as orientações médicas pertinentes aos pacientes da Covid-19 e permanecerá em isolamento social. 

Na plataforma, as autoridades de saúde verificarão os locais onde você fez o check-in e avisarão aos estabelecimentos por onde passou e às pessoas que também estiveram nos mesmos locais que você. Eles somente serão notificados que tiveram contato com um paciente Covid-19 e receberão os próximos passos a seguir conforme a autoridade de saúde local. Nem pessoas, nem estabelecimentos saberão quem é você. Os seus dados sensíveis são protegidos e a sua intimidade é preservada. 

 

 

Tive contato com uma pessoa diagnosticada positivo para Covid-19. Fico sabendo quem ela é?

 

Quando alguém é diagnosticado positivo, a autoridade de saúde cruzará os dados com a plataforma e avisará a todos (estabelecimentos e pessoas) que foram expostos ao vírus sem identificar o paciente, a data, o horário ou o local de contato com a pessoa confirmada positivo. Os dados sensíveis são protegidos e a intimidade da pessoa é preservada.